terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Parede Diafragma

 
 

A Eficiente Parede Diafragma
São paredes de contenção verticais executadas em argamassa ou concreto simples ou armado podendo ainda servir de suporte de cargas e como camada de impemeabilização.
 
 

As paredes executas com mistura de argila e cimento são diafragmas flexíveis e as executadas em concreto são diafragmas rígidos. Embora tecnicamente simples, o processo utiliza pessoal, equipamento e materiais especializados. A escavação é feita por uma excavadeira de esteira equipada com clamshell (uma ferramenta que pode executar paredes com espessura entre 30 cms e 1,2 mts. Para impedir o desabamento das paredes da escavação é utilizado uma suspensão estabilizadora aquosa de argila bentonita, conhecida por lama bentonitica, que ficará protegendo contra desabamentos até a concretagem.
 
 
 Mureta Guia. Antes da execução da parede diafragma, constroem-se muretas para guiar a excavação com clamshell. A mureta guia também impede o desmoronamento do terreno próximo à superfície.
 
Escavação com  Lama Bentonitica. A escavação é feita pela penetração do Clamshell, que faz o corte no solo. Na medida em que o solo vai sendo retirado, é introduzida simultanemanete mais lama. A escavação é executada até a profundidade prevista no projeto.

Função da Lama. A lama Bentonitica apresenta como caracterísitca principal a propriedade da tixotropia - um estado fluído quando agitada e mais gelatinoso quando em repouso. As principais funções da lama durante a escavação são suportar a face da própria escavação, formar uma película "cake" para impedir sua própria dispersão e deixar em suspensão partículas sólidas no solo escavado - para evitar que elas se depositem no fundo da escavação. No lugar da lama bentonitica, também pode-se usar polímeros. A lama é conduzida até o ponto nas escavações p
or tubulações metálicas  com engate rápido ou mangueira de plástico rígido.
 
Troca da lama da escavação. terminada a escavação, a lama que se encontra dentro da vala escavada apresenta grande quantidade de sólidos (grãos de areia) em suspensão (25 a 30%). Na concretagem, a lama deve possuir um teor máximo de areia de 3%. Por isso ela é trocada por meio de substituição ou de circulação durante o processo.
 
Instalação de armadura. Quando se trabalha com paineis armados moldados in loco, uma armadura formada por barras longitudinais e estibos montados em forma de gaiolas que é içada e mergulhada na escavação com o auxílio de um guindaste. No projeto das gaiolas das armaduras deve sempre ser levado em conta que a concretagem é submersa. Por isso, os ferros longitudinais devem ter espaçamento mínimo de 10 cm e um recobrimento mínimo de 4 cm para se garantir um perfeito envolvimento pelo concreto. No trecho central da gaiola, deve ser previsto um espaço de 30 a 60 cm para a descida do tubo de concretagem.
 
Concretagem. O processo de concretagem da parede diafragma é o submerso, o que significa que é executado de baixo para cima de uma maniera contínua e uniforme. O concreto a ser lançado não deve se misturar com a lama bentonitica existente na escavação. Para isso, mergulha-se um tubo de concretagem (tremonha) até o fundo da escavação com um êmbolo que expulsa a lama pelo próprio peso da coluna de concreto. O concreto usado no processo submerso tem como característica alta plasticidade.
 
Vantagens da sua utilização
Adequação:
- Permite executar na superfície do terrreno ao longo de todo o perímetro da contenção uma parede contínua de concreto armado;
- Podem ser implantadas sem provocar vibrações praticamente em qualquer tipo de solo, acima ou abaixo do nível d'água;
- Podem ser facilmente executas em áreas densamente populadas;
- Possibilidade de atravessar camadas de grande resistência;
- Facilidade de adaptar-se a geometria do projeto.
 
Custo
- Quando utilizadas em subsolos abaixo do nível da água tornam-se a alternativa mais econômica;
- Possibilidade de incorporar as paredes e torná-la estrutura permanente.
 
Segurança
- Formam um paramento estanque evitando que o fluxo de água passe ao interior da escavação;
- Podem ser utilizadas em qualquer tipo de escoramento;
- As paredes possuem, como elementos de suporte de escavações, grande resistência e pequena deformidade, o que as coloca como solução mais indicada para suporte de escavações próximas a prédios existentes;
- Redução do rebaixamento do lençol d'água atráz do escoramento (e consequentemente dos recalques dos prédios próximos);
- Não causa descompressões ou modificações no terreno, evitando assim, danos as estrutura existentes.
 
Aplicações.
- Contenção para escavações profundas;
- Construções de edificios;
- Construções de metro, tuneis, passagens subterraneas e de grandes escavações em centros urbanos;
- Grandes construções industriais, como poços e silos subterraneos;
- Serviços de sub-fundação e de proteção de obras ameaçadas por erosão;
- Execução de subsolos para prédios, garagens, etc.;
- As lamelas da parede diafragma podem ser utilizadas individualmente para resistirem à elevadas cargas verticais tornando-se assim as estacas barrete.
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário