domingo, 3 de março de 2013

Tabeira, Tozeto e Ladrilho hidráulico

 
 
 

Tabeira, Tozeto e Ladrilho hidráulico

Tabeira

É o nome dado ao tipo de moldura que guarnece os pisos e assoalhos. Ela pode ser utilizada em todos os ambientes de uma casa. Geralmente ela é feita com o mesmo material empregado no piso mudando apenas a cor ou a direção de colocação. Pode-se ainda unir pisos de materiais diferentes, como o exemplo: piso de madeira com a tabeira de marmore branco.
 
 

 Tozeto

Também é um elemento decorativo na paginação dos pisos de pedra e cerâmica, sendo instalado no vértice de quatro peças. Seus materiais podem variar muito, de acordo com a opção escolhida, geraldmente para este tipo de acabamento é colocado com granito, madeira, porcelanato, cerâmica ou ladrilhos hidráulicos.
 

Ladrilhos hidráulicos

São um clássico na arquitetura de interiores. Essas peças são aqueles quadrados coloridos que lembram azulejos portugueses e compõem desenhos em pisos e paredes.
Com o surgimento da cerâmica industrializada, na década de 60, o ladrilho passou a repousar no esquecimento. O revestimento emergente trazia ares de modernidade às casas, além de vantagens, com relação a acabamento e manutenção.
Como no passado, hoje os ladrilhos hidráulicos são feitos artesanalmente. Apenas poucos homens trabalham na sua fabricação, geralmente com mais de 40 anos, herdeiros da técnica transmitida pelos seus antecedentes.
 
O trabalho se inicia com a escolha de um molde de ferro, onde serão depositadas manualmente as porções de tinta, uma camada de cimento seco e outra de argamassa de concreto. O resto lembra o oficio de uma quituteria: desenformar, deixar repousando, imergir em água (daí o hidráulico), dispor em um armário para curtir. São 20 dias para que as peças estejam  prontas para a venda.
 
Clique no link abaixo e veja com o é a produção do ladrilho hidráulico.
 
 
 

 
 
 

Um comentário: